Como as cores influenciam seu projeto?

Como a escolha de tinta para sua parede pode estar ligado às artes rupestres em cavernas de dezenas de milhares de anos? Desde antes daquela época as cores exerciam grande significado e influência em nossa cultura. Estando presentes em estátuas gregas, artes sacras, barrocas e nas pinturas iluministas, e, como não é de se impressionar, alcançaram a arquitetura contemporânea.

Na arquitetura, as cores desempenham um papel decisivo e inovador, indo muito além de seus atributos estéticos, já que são capazes de despertar sentimentos e sensações complexas. Por isso, profissionais especializados e dedicados nesta área criaram um campo de estudo sobre este tema.

Índice

Uma grande expoente destes estudos foi a Dra. Eva Heller, que escreveu o livro “A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão que disserta como as cores nos influenciam.

Veja a que algumas cores estão associadas:

Psicologia da cor Azul:

 Transmite a sensação de positividade, confiança e segurança. É frequentemente utilizado em espaços comerciais e/ou empresariais, como agências bancárias, escritórios e empresas.

Psicologia da cor Amarela:

 Leva à ideia de otimismo, curiosidade, alegria e atmosfera brilhante. Muito utilizado em espaços comerciais ou restaurantes, para chamar a atenção.

Psicologia da cor Vermelha:

Esta cor mostra energia, entusiasmo, motivação. Por este motivo, é utilizado regularmente em lojas e fast food, transmitindo a ideia de compulsividade. O vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores.

Psicologia da cor Verde:

Evoca calma, tranquilidade, serenidade e bem-estar. É utilizado regularmente em ambientes relacionados com a saúde e bem-estar, como hospitais e clínicas.

Psicologia da cor Laranja:

Resultado da combinação de amarelo e vermelho, transmite a ideia de intensidade, criatividade, euforia e confiança. É frequentemente usado para retratar acessibilidade e espírito jovem.

Viu como as cores conseguem abranger uma enorme gama de sentimentos e sensações e ajudam a compor um ambiente? E como toda cor transmite algum sentimento, devemos nos certificar que o sentimento passado contribuirá com a narrativa que queremos construir.
Temos certeza de que sentiria mais confiança em um escritório de advocacia que fizesse uso de cores mais neutras, que passam seriedade do que em um escritório com cores vivas e chamativas, que normalmente é associado com informalidade.

Mas como levar isso para seu projeto?

Um único elemento isolado não se torna responsável por transmitir sensações. É preciso que haja o equilíbrio entre composição de objetos, elementos e cores para atingir o resultado.

Trabalhar todo o ambiente é fundamental. Para isso, um profissional especializado e experiente é indispensável em seu projeto.

Além disso é necessário ter acesso às cores pretendidas e, pensando nisto, a Luztol criou o Sistema Tintométrico Cores do Mundo.

Através dele você pode criar milhares de opções de cores, em tons e matizes que certamente atenderão aos seus anseios.

O procedimento consiste na preparação das tintas por meio da mistura de bases e concentrados em uma máquina de alta tecnologia, que transforma a cor branca em diversos tons.

Na prática, funciona assim: você escolhe a sua cor, o vendedor digita no aparelho as informações sobre o produto, como qual base, coloração e tamanho da embalagem. A máquina começa o trabalho de produzir a tinta. O processo demora apenas alguns minutos e pronto, sua cor está criada!

 

A Luztol tem a solução perfeita para cada necessidade.

Antes da tinta vem a diluição dela! Saiba tudo sobre isso clicando aqui.

A Luztol contempla em seu catálogo produtos para diversas superfícies e diferentes acabamentos. Encontre uma loja próxima a você e adquira o produto ideal para sua necessidade.

Para obter um resultado de qualidade procure um profissional para te auxiliar.
Acompanhe nosso blog para conhecer outras dicas.

arquiteto projeto arquitetonico projetoarquitetonico arquitetonico projetos arquitetonicos projeto arquitetonico completo projeto arquitetonico residencial o arquiteto projetos arquitetônicos um arquiteto descrição de projeto arquitetonico projeto arquitetonico simples descrição projeto arquitetonico descrição de um projeto arquitetonico oq e projeto arquitetonico projeto arquitetonico residencial completo arquitetonico projetos projetos arquitetonicos simples arquitetonico projeto

Autor:​

Diego Mendonça​

Arquiteto especialista em projetos para empresas que valorizam suas marcas.​

Com sede em Goiânia, mas desenvolvendo projetos arquitetônicos em todo o Brasil, Diego é um arquiteto com mais de 10 anos de experiência, sempre criando ambientes exclusivos e planejados para cada tipo de empresa, com destaque especial para arquitetura modular e estruturas metálicas, o que amplia as opções construtivas para os clientes e possibilita estéticas únicas para cada negócio.
Saiba mais nas redes sociais do Diego

Publicações Relacionadas

Se inscreva em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as nossas novidades e informações do mercado