Consciência Ambiental
Acreditamos na coexistência entre a integridade ambiental e o progresso econômico. Em uma mão, dependemos do meio ambiente para a sobrevivência das futuras gerações. Por outro lado, sabemos da dependência das pessoas com o dinâmico tecido econômico, cujo propósito é de atender tanto questões básicas quanto os mais sofisticados anseios da humanidade.
Essencialmente, a tinta deve colaborar com a sustentabilidade, uma vez que seu objetivo inicial é proteger diversas superfícies, contribuindo assim para o aumento da vida útil de edificações, evitando a extração de novos recursos naturais e matérias-primas.
A Luztol em sua missão, reforça o compromisso com o meio ambiente e convida todos os seus stakeholders para somar forças, para reduzir ao máximo o impacto da cadeia produtiva até a destinação final de produtos, com o consumidor final.
Dessa forma, a empresa possui sua Gestão Ambiental alicerçada no Coatings Care, um programa contínuo de implantação e reavaliações de procedimentos, processos e políticas relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente.
Nossos produtos
Tecnologia sustentável em produtos à base de água
Em nosso portfólio, todas as tintas para parede, piso, teto, superfícies especiais como gesso e drywall, além de nossa linha de revestimentos, nossos impermeabilizantes e preparadores de superfície são produtos à base de água, ou seja, sem solventes em sua composição.
Os produtos à base de água têm seu VOC (compostos orgânicos voláteis) reduzidos constantemente, estando próximos de zero hoje, minimizando a emissão de gases e, consequentemente, são menos poluentes, além de não serem inflamáveis. Esses produtos também não apresentam mau odor, trazendo mais segurança e conforto durante a aplicação e, além disso, permitem fácil limpeza das ferramentas, bastando lavá-las com água.
Produção responsável
Descarte de Resíduos
A lei 12.305/2010 é conhecida como PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, destinada à criação de instrumentos adequados ao trato dos resíduos sólidos para o país e que tem como objetivos reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões e a gestão integrada de resíduos sólidos no Brasil. Alguns exemplos de resíduos contemplados são os domiciliares, industriais e até resíduos perigosos (corrosivos, tóxicos e etc.). Dentre os resíduos não perigosos, destacam-se as embalagens.
Dentre os dezoito instrumentos por meio dos quais a Política Nacional de Resíduos Sólidos é implementada, destacamos:
- Acordos Setoriais;
- Termos de Compromisso;
- Educação Ambiental;
- Estudos de Regionalização;
- Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;
- Plano Intermunicipais de Resíduos Sólidos;
- Planos Estaduais de Resíduos Sólidos;
- Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos.
E, como objetivos fundamentais, a Lei 12.305/2010 traz:
- Metas para a eliminação dos lixões;
- A Responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos;
- Expansão da coleta seletiva;
- Redução na geração dos resíduos;
- Ampliação da logística reversa, ou seja, a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros produtivos, outra destinação final ambientalmente adequada;
- Inclusão de catadores de materiais recicláveis na logística reversa e na coleta seletiva.
Gerenciamento de resíduos sólidos
Visando uma diminuição nos impactos ambientais, a Luztol realiza o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em sua produção. Esse gerenciamento ocorre por meio de uma parceria com uma empresa terceirizada, a qual fica responsável pela separação e classificação, armazenagem, transporte e destinação final dos resíduos sólidos consequentes de nossa cadeia produtiva.
A Lei Federal nº 12.305/2010, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é a legislação principal que estabelece diretrizes para a gestão de resíduos sólidos, incluindo a implementação da logística reversa para diversos produtos e materiais. Essa lei define responsabilidades compartilhadas entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público na gestão dos resíduos e no estabelecimento de sistemas de logística reversa.
A Logística Reversa se refere ao processo de gerenciar o retorno de produtos, materiais e resíduos ao longo da cadeia de suprimentos, visando sua reutilização, reciclagem ou disposição adequada, em conformidade com legislações ambientais. Isso pode incluir desde a coleta de embalagens vazias até a devolução de produtos defeituosos para reciclagem ou descarte responsável.
Sendo assim, para que a Luztol cumpra com suas responsabilidades ambientais com o objetivo de preservar o meio ambiente, realiza uma parceria com a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas). Sendo assim, a ABRAFATI realiza investimentos e estruturações de centros de recebimento de embalagens, instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs), parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, fornecimento de treinamento e apoio técnico para as cooperativas. Essa parceria permite a associação das indústrias de tintas com empresas que realizam a logística reversa como a PROLATA e a RECUPERA.
Tratamento interno
A Luztol possui internamente uma eficaz ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) para o setor Base Água. O processo tem como objetivo tratar toda a água proveniente da limpeza da indústria e da produção de tintas à base água. Posterior ao tratamento, há reutilização de toda a água tratada, principalmente para a limpeza de tanques. Desse modo, conseguimos também diminuir o volume de resíduos sólidos gerados no ?nal do mês, atendendo com princípios de austeridade com gastos. Vale ressaltar também que esses resíduos não são descartados e servem de insumos para blocos e outros insumos relacionados à construção civil.
Para o setor Base Solvente, aproveitamos 99,9% dos resíduos gerados através de máquinas de reciclagem especiais, e os resíduos sólidos no final desse processo, servem de subproduto para determinados produtos acabados de linha. Vale ressaltar que mesmo sendo reutilizados, a qualidade final é assegurada tanto por normas internas quanto externas.
Esses resíduos que não podemos reaproveitar, sejam do setor base água ou solvente, são destinados ao tratamento adequado por empresa homologada.
Transporte seguro
Nossos parceiros de logística encontram-se todos são todos portadores da Autorização Ambiental para o Transporte Interestadual de Produtos Perigosos – IBAMA Legislação: Art.8º da Lei Complementar número 140/2011.
Para mais informações sobre o PNRS clique aqui.
Como contribuir?
Sobra de tintas
O primeiro passo para evitar a sobra de tinta é calcular corretamente a quantidade necessária. Não arrisque palpites quanto a isso: consulte nas embalagens e no site as informações acerca do rendimento do produto.
Se houver sobra da tinta utilizada, doe! Além de ajudar a quem precisa, este gesto simples contribui muito para a preservação do meio ambiente. Tinta foi feita pra pintar, não para guardar!
Você pode ainda misturar sobras de tintas e formar uma cor cinza ou concreto e utilizar em outras áreas que precisem daquela renovada. Assim você economiza e reaproveita as tintas excedentes. Mas, atenção: só podem ser misturados produtos do mesmo tipo e características. Nunca misture produtos à base de água com base solvente!
Caso não encontre alguém para doar ou não possa reaproveitar, em muitos casos é possível através da rede de esgosto tratada, porém procure saber mais sobre o saneamento de sua cidade antes ou entregue em postos de coleta autorizados para o descarte adequado. Uma dica: veja diretamente na loja de tintas onde você comprou os produtos, muitas delas estão em processo de intermediação entre o consumidor final e postos de coleta.
Limpeza de ferramentas
As ferramentas utilizadas para pintura com produtos base solvente devem ser lavadas com o solvente adequado em um recipiente fechado e ele deve ser reutilizado para outras lavagens até a sua saturação. Após isso, a sobra deve ser entregue em um posto de coleta apropriado.
Já as ferramentas utilizadas para pintura com produtos base água, muitos municípios permitem que a lavagem se feita na rede de esgoto tratado. Procure saber junto à companhia de saneamento de sua cidade se esse é o caso. Caso não seja, deve-se destinar todo o material utilizado na pintura e ferramentas contaminadas para postos de coleta adequados.
Mas, o mais importante: nunca descarte sobras de tinta e material da lavagem de ferramentas usadas em pintura diretamente no solo!
Destinação de embalagens
As embalagens plásticas são constituídas de material totalmente reciclável e devem colocadas para coleta seletiva, sendo assim encaminhadas para cooperativas competentes, para processo de reciclagem.
A RECUPERA é a coorporativa responsável pelo plástico e papelão provenientes de nossa cadeia produtiva e que saem de nossas indústrias em direção aos nossos consumidores, e que posteriormente serão descartados. Conheça mais sobre as ações da RECUPERA clicando aqui.
Com relação às embalagens metálicas, somos apoiadores do Prolata. O Prolata é programa de reciclagem de latas de todo o setor de tintas decorativas por meio do qual são implementadas ações para aumentar o índice de reciclagem de embalagens, formalizar o sistema e facilitar a logística reversa, além de atender às legislações existentes. Apesar de não cobrir totalmente o território nacional, o programa está crescendo principalmente por causa de maior consciência social e ingresso de cooperativas. No entanto, para garantir essa reciclagem, 100% das embalagens precisam estar vazias.
Conheça o Prolata e áreas de atuação clicando aqui.
Canal de informações
Você pode entrar em contato conosco para sanar dúvidas sobre o assunto e propor novas ideias para melhorar a cadeia de sustentabilidade do nosso setor. Sabemos que essa iniciativa parte dos fabricantes, mas é fundamental o suporte dos profissionais, consumidores dentre outros veículos para que tudo isso realmente tenha efetividade no Meio Ambiente. Temos ainda um grande trabalho pela frente como pessoas jurídicas e físicas para garantir um mundo sustentável para as futuras gerações!
Contato direto: ambiental@luztol.com.br.