PRA VOCÊ

Compartilhe esta página
Aumente o texto A+A-

DICAS E TENDÊNCIAS

O que são tintas antimicrobianas?

Entenda um pouco mais sobre essa nova tecnologia que aumenta a durabilidade e ainda possui poder de proteção ativa contra algas, fungos e bactérias.

Tintas Antibacterianas são produtos que possuem aditivos que conferem à superfície curada, ação prolongada contra bactérias enquanto o filme estiver na superfície. A tecnologia foi desenvolvida considerando pesquisas sobre as maiores preocupações dos consumidores hoje, onde o maior risco percebido na saúde de seu lar está relacionado a bactérias, seguido de adulterações, pesticidas, drogas para pragas, dentre outros. 


Hoje três produtos da Luztol possuem proteção especial com selo Bio-Pruf™:

 * Tinta AcrílicaPremium Sofistique;
 * Resina Impermeabilizante Premium Cryl AD;
 * Verniz Premium Deck.



Segue um FAQ para mais informações sobre a tecnologia:

 

1. Qual a principal função da pintura antibactéria?

A pintura antimicrobiana controla o crescimento de uma grande proporção de microrganismos, como: fungos, mofos, leveduras, algas e bactérias. A tecnologia utilizada pela Luztol (Bio-Pruf™) além de aumentar a durabilidade, previne o mal odor causado pela proliferação dos mesmos, proporcionando maior conforto em espaços fechados. No entanto, a diferença principal entre uma tinta convencional e uma tinta antimicrobiana é de proteção contra esses agentes indesejados que podem causar problemas respiratórios e infecções.


2. Essa pintura sanitizaria o ambiente?

Não, somente a superfície pintada possui poder de proteção especial e eliminação desses agentes indesejáveis. Os micro-organismos que estão no ar ou em outros objetos permanecerão ativos.


3. Pode-se dizer que tintas com esse atributo são antifungos e antialgas?

Nem todas tintas antibacterianas do mercado são também fungicidas e algicidas. A Tinta Acrílica Premium Sofistique, Resina Premium Cryl AD e o Verniz Premium Deck garantem essa proteção especial à fungos, algas e bactérias pois o biocida ativo contempla todo esse espectro de proteção. Dessa forma, há garantia de uma superfície limpa e com bom aspecto durante muito mais tempo. Esses produtos acompanham o selo Bio-Pruf™ para identificação de eficácia garantida.


4. Que garantia pode-se dar para esses produtos?

Podemos considerar, por exemplo, que a durabilidade da tinta em um ambiente externo, naturalmente sofrerá mais com incidência de intempéries. Como consequência, será acelerarada a degradação do filme, e com isso, a proteção do aditivo. Para ambientes sem ação ambiental constante (interiores), considera-se mais de 5 anos com função ativa. Outra situação seria se fungos ou algas estiverem dentro do substrato. Neste caso, a ação do biocida será diminuída, uma vez que previne que proliferem na superfície mas possui menor eficácia em relação ao que está vivo e multiplicado, agindo por dentro do substrato. É importante citar também que pode-se diminuir ou perder as funções contra micro-organismos com altas temperaturas, excesso de umidade, limpeza mecânica com hipoclorito de sódio, atrito excessivo, dentre outros.


5. A pintura é tóxica?

A Tinta Acrílica Premium Sofistique é totalmente segura durante e após a cura do filme. Pode-se tocar e limpar normalmente. Uma das principais indicações da Tinta Acrílica Premium Sofistique, por exemplo, é de ser usada em quartos de criança, dada sua formulação com insumos de baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis). Por outro lado, produtos base solvente só podem ser considerados seguros após a cura total do filme.

 

6. A tinta pode ser recomendada para hospitais e salas de operação?

Sim, por conta de suas propriedades bactericidas e formulação de menor toxicidade, pode-se considerar que o produto é higiênico, auxiliando e diminuindo riscos de contaminação por esses agentes, pois previne que os microrganismos se proliferem nas paredes pintadas.

 

7. Como pode-se validar que a pintura feita com selo Bio-Pruf™ é efetiva?

Há comprovação por laboratório que atende à normas específicas contra fungos (ASTM D5590), algas (ASTM D5589) e bactérias (JIS Z2801).

 

8. Como conseguir mais informações sobre a tecnologia Bio-Pruf™?

Além dos vídeos auto explicativos disponíveis, indicamos acessar a página do produto ou falar diretamente com nossa equipe técnica.