PRA VOCÊ

Compartilhe esta página
Aumente o texto A+A-

DICAS E TENDÊNCIAS

Cores claras e escuras em ambientes

Para que sua decoração fique em harmonia, algumas dicas de tons claros ou escuros em suas paredes podem destacar ou camuflar outras superfícies.

O comprimento da onda define a cor, um fenômeno eletromagnético que remete sensações diferentes. É importante considerar dessa forma, que em determinados ambientes alguns objetivos devem estar em sintonia com esse invólucro tão poderoso que são as paredes.


Sabemos que a escolha da cor é algo pessoal e a Luztol valoriza isso com sua miríade de cores. De qualquer forma, existem alguns truques de luminosidade e sombra que podem te auxiliar a criar uma ambientação especial. Seguem abaixo algumas dicas básicas para potencializar a atmosfera que você quer dar para sua casa.


Para destacar um objeto específico, deve-se pintar a parede de fundo com uma cor que faça contraste com ele. Podemos colocar como exemplo uma parede branca com um sofá preto.

Se você quer esconder portas ou objetos indesejados, basta pinta-los da mesma cor da parede ao fundo. Não necessariamente esconder, mas talvez você queira dar maior discrição para esses objetos, uma forma de uniformizar o campo de visão para dar mais detalhes a outros objetos ou ambientes.

Já teve vontade de ter seu teto mais baixo? É incomum, mas isso pode dar um requinte a mais para seu ambiente. Deve-se pintar o teto com cor mais escura que das paredes para essa finalidade.

Para o contrário, ou seja, dar impressão que o teto é mais alto, basta inverter a dica acima. Pinte o teto com cor mais clara que a das paredes para criar sensação de maior amplitude vertical.

Se você deseja alargar corredores, pinte as extremidades do corredor e o teto com cor mais escura que a das paredes.

Encurte paredes com tons mais escuros na parte de cima e mais claro na parte de baixo.

Para alongar ambientes quadrados, pinte com cor mais escura duas paredes, uma de frente para a outra.

Encurte um ambiente retangular, aplicando uma cor mais escura nas paredes menores.


Embora não pareça, a regra é simples: as cores claras dão impressão de estar mais longe enquanto cores escuras aparentam estar mais perto.



Agora vem a parte difícil, escolher uma cor dentre milhares. As cores possuem diferentes propriedades simbólicas, sensitivas e inclusive implica-se sobre a mesma, as tendências da moda. Sugerimos procurar um profissional da decoração para auxiliar na personalização. Para conferir nosso fandeck tintométrico e seus respectivos temas, clique aqui.