PRA VOCÊ

Compartilhe esta página
Aumente o texto A+A-

DICAS E TENDÊNCIAS

A importância de adquirir ou vender tintas certificadas

Saiba mais sobre o controle de qualidade realizados e o custo benefício em adquirir produtos padronizados e certificados pela ABRAFATI.

Desde novembro de 2002 a ABRAFATI (Associação Brasileira dos fabricantes de Tintas), estabeleceu o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Tintas Imobiliárias que faz parte do PBQP-H  (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). Siglas à parte, o objetivo principal foi de elaborar mecanismos que permitam a fabricação de tintas, com aspectos controlados, de maneira a atender às exigências dos consumidores e um padrão nacional de qualidade.

 

A Luztol visando sempre à qualidade de seus produtos, para atender melhor seus clientes, se inseriu Programa Setorial da Qualidade de Tintas, tendo a gestão técnica da TESIS (Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia) e o SENAI, Mário Amato como laboratório. Os nossos produtos analisados e certificados por esses laboratórios periodicamente são:

   

Esmalte Sintético StandardVerniz Copal, Massa CorridaMassa AcrílicaTinta Acrílica Econômica CerradoTinta Acrílica Standard NobreTinta Acrílica Premium Sofistique.

   

As análises feitas nos Esmalte Sintético Standard são:

· Teor de sólidos

Este ensaio determina o teor de sólidos em tintas, vernizes e produtos similares através da diferença de peso observada. De acordo com a norma NBR 15315 os esmaltes sintéticos, devem apresentar teor mínimo de sólidos acima de 35%.

· Tempo de Secagem por Medida Instrumental

Este ensaio determina o tempo de secagem de uma película de tinta no seu estado líquido que se converte em uma película de tinta sólida, o tempo de secagem. De acordo com a norma NBR 15311 os esmaltes sintéticos devem apresentar tempo de secagem inferior a 10:00 horas de acordo com a norma NBR 15311.

· Poder de Cobertura de Tinta seca por Extensão

O poder de cobertura é a capacidade que o produto tem em esconder a cor da superfície (fundo) em que for aplicado. De acordo com a norma NBR 15314 os esmaltes sintéticos devem apresentar cobertura superior a 75%, cor clara, superior a 85%, cor escura.   

· Brilho 

O brilho de uma tinta é medida a partir de um aparelho, através da reflexão da luz que incide no ângulo de 20,60 e 85 graus, sobre a superfície das películas de tinta seca. De acordo com a norma NBR 15299, os esmaltes sintéticos devem apresentar brilho de no mínimo 70UB sob ângulo de 20°.

      

As análises feitas no Verniz Copal são:

· Teor de Sólidos

De acordo com a norma NBR 15315, o verniz copal deve apresentar teor de sólidos igual ou maior a 40%.

· Tempo de Secagem por Medida Instrumental

O Verniz Copal deve apresentar tempo de secagem acima de 4 horas.

· Brilho

O Verniz Copal deve apresentar brilho acima de 90 UB. 

· Viscosidade

O Verniz Copal deve apresentar viscosidade 40 á 45” CF#4 a 25 °C.


As análises feitas nas Massas CorridaAcrílica são:

· Absorção de água

Este ensaio determina a sensibilidade à água da massa corrida e acrílica, visando avaliar o desempenho na construção civil, com base na medição da quantidade de água absorvida pelas massas corrida e acrílica após um determinado período de tempo de imersão. De acordo com NBR 15348 e NBR 15303, a quantidade de água absorvida pela massa corrida não pode ser superior a 15% e para a massa acrílica não pode exceder a 18%. Obs.: na massa acrílica o período que ela fica imersa é maior do que a massa corrida.

· Resistência à abrasão

Este ensaio determina a resistência á abrasão das massas corrida e acrílica. De acordo com a NBR 15348 e 15312, onde determina a quantidade de massa corrida ou acrílica seca desbastada durante um numero pré-determinado de ciclos de lixamento, onde este método mede indiretamente a coesão das partículas. Onde de acordo com estas normas, a massa corrida  desbastada não deve superar 10 gramas e massa acrílica não pode passar de 5 gramas.

   

As análises realizadas nas Tintas Acrílicas Econômicas (Cerrado); Standard (Nobre) e Premium (Sofistique) são:

· Poder de cobertura de tinta seca

Este ensaio mede o poder de cobertura da tinta seca por m2 , aplicando sucessivas demãos de tinta sobre uma cartela branca e preta, até cobrir as duas cores. Com este ensaio sabe-se o rendimento da tinta para cobrir totalmente o substrato. Onde a película de tinta seca deve apresentar poder de cobertura de no mínimo 4,0 m2 /litro para tinta econômica, 5,0 m2 /litro para tinta standard e 6,0 m2 /litro para tinta premium. Este ensaio esta de acordo com a norma NBR 14942.

· Poder de cobertura de tinta úmida

Este ensaio que esta de acordo com a norma NBR 14943, mede o poder de cobertura em uma extensão de tinta imediatamente após sua aplicação, sobre uma cartela com área branca e preta, onde através de um aparelho chamado espectrofotômetro é medido o contraste de cobertura. Onde a película da tinta deve ter um poder de cobertura úmida de no mínimo 55% para tintas econômicas, 85% para tinta standard e 90% para tintas Premium.

· Resistência à abrasão úmida

Estabelecido de acordo com a norma NBR 15078 para tintas econômicas e NBR 14940 para tintas Standard e Premium. Este ensaio mede a capacidade que a tinta possui em resistir ao desgaste mecânico provocado por escovação, em outras palavras é a resistência do produto na superfície aplicada. Os testes nas tintas Standard e Premium são realizados em um aparelho de lavabilidade com pasta abrasiva, determinando-se o número de ciclos necessários para a formação de uma linha contínua de desgaste na película da tinta, onde nas cerdas da escova do aparelho de lavabilidade deve conter 10 gramas de pasta abrasiva. Onde a tinta Standard deve resistir à abrasão no mínimo por 40 ciclos e a tinta Premium no mínimo por 100 ciclos.  Já o ensaio na tinta Econômica é realizado em um aparelho de lavabilidade, determinando-se o numero de ciclos necessários para remoção em no máximo 80% da área onde foi feita a lavabilidade sendo gotejado água continuamente na película da tinta porém sem a pasta abrasiva. A tinta econômica deve resistir no mínimo por 100 ciclos nesse caso.

· Análise de marcação das embalagens


A Abrafati analisa todas as descrições das embalagens como razão social, CNPJ, prazo de validade, número do lote, marca comercial, nome do produto, conteúdo, indicação do nível de qualidade, diluição, preparação da superfície, condições ambientais para aplicação, numero de demãos, intervalo entre demãos, tempo de secagem, rendimento (este realizado pelo ensaio de cobertura seca) e até mesmo o tamanho e a tipografia inserida nos rótulos, no intuito de não abrir precedentes de dúvidas ou falta de esclarecimento para o mercado em relação ao produto comercializado.

   

Tendo em vista isso, a Luztol põe à prova a qualidade de seus produtos atendendo às normas do órgão que representa a cadeia produtiva de tintas, ainda com padrão interno acima do estabelecido por norma, com objetivo de atender as expectativas de profissionais e do consumidor final.



Saiba mais sobre marcas certificadas no link a seguir http://www.tintadequalidade.com.br/empresas-qualificadas/ ou diretamente no portal do Ministério das Cidades do PBPQ-H clicando aqui.